Voltar ao Topo


 

Sabia que... ?

_ O globo ocular pesa aproximadamente 7,5 gramas.

_ Os músculos da pálpebra, piscam em média cerca de 20.000 vezes por dia.

_ Em condições fisicas normais, o olho humano pode destinguir 10.000 cores diferentes.

_ Quanto mais uma pessoa olha fixamente para um ponto, menos util é a sua visão periférica.
Livingstone disse que Da Vinci usou o mesmo princípio ao pintar a Mona Lisa: o sorriso só se torna aparente se o observador olhar para os olhos ou para outras partes do rosto.

_ Pelo menos metade dos 40 milhões de cegos existentes no mundo poderiam ter salvo a sua visão, se conhecessem as doenças, sintomas e situações que podem levar á cegueira.

_ A nictalopia (cegueira noturna) pode advir de uma deficiência de vitamina A, que ajuda a produzir compostos nos bastonetes e cones da retina.

_ Todos nós temos um "ponto cego" em cada olho. No ponto da retina onde o nervo óptico conecta o olho e o cérebro não há bastonetes nem cones, por isso a luz não pode ser registada.

_ Os míopes veem pior à noite, mesmo com óculos. As células dos olhos do míope têm mais dificuldade de se adaptar à escuridão.

_ Os recém-nascidos veem a uma distância aproximada de 25 a 30 centímetros, a distância do rosto da mãe quando está a amamentar.

_ 99% das pessoas começam a precisar de óculos de leitura entre os 43 e os 50 anos de idade.

_ A "luz negra", geralmente observada em discotecas, na realidade emite uma pequena percentagem de luz violeta e uma grande percentagem de raios ultravioleta, invisível ao olho humano. Entretanto, alguns materiais denominados fotoluminescentes, absorvem os raios ultravioleta e devolvem ao ambiente raios com frequências menores, na região do violeta. Essa fluorescência permite efeitos luminosos interessantes, como aqueles observados em discotecas.